Translate

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Antiquário do Ciberespaço - Tazos

Ei, e ai! Hoje estou aqui pra falar de algo que provavelmente você batia muito quando era pequeno, não, não, não estou falando disso que você esta pensando, você batia na hora do intervalo na escola e não estou falando do seu amiguinho, seu valentão! Estou falando dos Tazos.


Pequenos pedaços redondos de plástico estampados com desenhos famosos, tudo isso, é claro, para impulsionar a venda de salgadinhos.

Os primeiros tazos a serem lançados foram do Looney Tunes da coleçãoTazo Mania em 1997. a coleção continha 80 tazos mais 20 master tazos finos e 6 master tazos, fora os acessorios como os porta-tazos, os tapetazos, livro ilustrados e pega tazos.


Porta-tazo,Pega tazo, Livro Ilustrado.


Depois dessa coleção muitas outras vieram:


  • Animaniacs - Tazo Arma e Voa (1997)

  • Tiny Toon - Magic Tazo (1997)

  • O Máskara - Ultra Magic Tazo (1998)

  • Pokémon - Tazo e Evolutazo (2000)

  • Toon na Copa (2002)

  • YU-GI-OH! - Magic Tazos (2003)

  • YU-GI-OH! - Arma e Voa (2003)

  • YU-GI-OH! - Metal Tazos (2003)

  • Bob Esponja - Tazos Titanium (2004)

  • Liga da Justiça - Spiners (2004)

  • Dragon Ball Z - Spiners Evolution (2005)


A cada coleção, trazia uma novidade diferente, como as coleção “Animaniacs – Tazo Arma e voa” e “YU-GI-OH! - Arma e Voa”, esses tazos tinham uns cortes em sua borda, de forma que você encaixaria outro e o arremessaria para longe.



Tiny Toon - Magic Tazo trazia tazos holográficos, onde suas imagens eram dinâmicas, dando impressão de movimento, mas não foi só essa coleção que contava com isso, as coleções “O Máskara - Ultra Magic Tazo”, “Pokémon -  Evolutazo ” e “YU-GI-OH! - Magic Tazos” tambem tinham imagens holográficas.



Depois dos tazos de plasticos vieram os tazos de metal com as coleções “YU-GI-OH! - Metal Tazos” e “Bob Esponja - Tazos Titanium”.


Depois dos tazos de metal o que inventar? Tazos que viram pião! As coleções “Liga da Justiça – Spiners” e “Dragon Ball Z - Spiners Evolution” eram de plastico e tinham em seu corpo duas “pazinhas” recortadas, as quais quando destacadas viravam uma ponta que se encaichavam no meio do tazo, fazendo assim ele virar um pião.


                     Liga da Justiça – Spiners                       Dragon Ball Z - Spiners Evolution


Todas essas coleções trazem a lembrança da época da escola, quando você esperava o horário do recreio para apostar seus tazos batendo neles, torcendo para que eles virassem de cabeça pra baixo pra você ganhar ou apenas trocando os repetidos com seus colegas de escola para completar sua coleção. E com essa lembrança eu me despeço.



Destaques.

Inauguração do Refúgio Antissocial - Infância

“Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores...