Translate

terça-feira, 9 de março de 2021

Inauguração do Refúgio Antissocial - Infância

“Oh! Que saudades que tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!

Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais!”

Trecho do poema Meus oito anos de Casimiro de Abreu, de 1857.



Saudades de dormir no sofá e acordar magicamente na cama, né idoso? Estou vendo você aí com a mão no joelho travado, pensando nas contas que tem pra pagar, no trabalho, nas brigas, nos choros e nas obrigações da vida de adulto. Agora, esqueça tudo isso, o que acha de reviver os tempos de criança? Bem, vamos viajar pela nave da imaginação, com ela, seremos levados a mundos de sonhos, onde a única preocupação era não perder o episódio do desenho favorito, venham comigo.


Infância dos anos 90

“Eu quis saber da minha estrela-guia, onde andaria meu sonho encantado, fada-madrinha, vara de condão, esse meu coração sonhando acordado, vai nos levar para um mundo de magia, onde a fantasia vai entrar na dança, e quando o brilho do amor chegar, eu quero é mais brincar, melhor é ser criança”


Iniciando a jornada nostálgica, temos aquela sensação incrível de que o tempo é infinito, cada momento é especial, desde um novo amigo, uma nova brincadeira, ou até um novo cheiro. O importante é a diversão, a empolgação é tão grande que chegava a dar dó dos pais:

-Mãe, mãe, conheci um menino muito daora, Jhonatan, maior legal.

-Pai, pai, hoje eu ganhei no pega-pega, você tinha que ver como eu fui rápido, fiz um voooush, escapei duas vezes.

Essas eram apenas uma das dezenas de vezes que os pais eram acionados para serem introduzidos ao dia de uma criança, além disso tinham as perguntas, bem simples, só que não:

-Mãe, porque o céu é azul?

-Pai, porque a Lua fica seguindo a gente?

-Mãe, como era quando a TV era em preto e branco?

 

“Brincadeira de criança, como é bom, como é bom, guardo ainda na lembrança, como é bom, como é bom, paz, amor e esperança, como é bom”

 

Brincadeiras anos 90

Era uma época sem celulares, então no lugar de ficar rolando telas infinitamente, as brincadeiras tomavam conta dos anos 90, vou listar algumas delas pra juntar a galera e repetir qualquer dia, só marcar:

·         Pique-esconde e todos os outros tipos de pique possíveis;

·         Queimada;

·         Taco ou bets;

·         Telefone sem fio;

·         Bobinho;

·         Polícia e ladrão;

·         Morto-vivo;

·         Soltar pipa;

·         Pedra, papel tesoura;

·         Bolinha de gude.

Claro que tinham muitas outras, mas pra trazer aquele fio de esperança da criança interior, já tá de bom tamanho.

Essas brincadeiras criavam laços, através delas era possível saber as personalidades dos amigos. Impossível esquecer de alguma vez que alguém roubou na bolinha de gude, ou alguém que acertava todas as tacadas de bets.

 

TV nos anos 90

“Bum, bum, bum, cas...telo! Bum, bum, bum, um...cas...tééé, bumbumbumbumbumbumbum, bum, bum, bum, tim, tim, tim... bum, bum, bum, castelo rá tim bum, bum, bum bum, castelo rá tim bum!”

Castelo Rá-Tim-Bum


Ninguém tem paciência comigo


Power Rangers


Além das brincadeiras, tinha outra coisa que roubava a atenção das crianças 20 anos atrás, a famigerada televisão. Nela, tudo que passava de certa forma influenciava a vida dos pequeninos, pois era de lá que vinha todo o entretenimento da época. Quer ver só?

Se eu te disser a seguinte frase:

-Ninguém tem paciência comigo!

Ou a frase:

-É hora de morfar!

Provalvemente sua imaginação te leva para duas séries famosíssimas daqueles anos, Chaves e Power Rangers. Vou além, havia briga no parquinho da escola pra definir quem seria o Power Ranger vermelho, até aparecer o branco.

Agora prepare-se para explorar ainda mais a TV, senta que lá vem a história. Afinal, todo mundo aqui sabe que o Dr. Victor vai chegar, o Dr. Victor está chegando, o Dr. Victor chegou! Que bananas de pijamas estão descendo as escadas e é uma dupla bem levada! Tem um maluco no pedaço e amamos refrigerante de laranja! Mas três é demais! Você acaba de entrar no Mundo de Beakman! Alpha, Rita se libertou, reúna um grupo de adolescentes com garra! Caso os problemas piorem, temos o semideus Hercules e Xena, a princesa guerreira! Após tudo resolvido, temos certeza que somos mais que amigos, somos Friends! Buiatchaka!!

 

Desenhos

 

“Desde o dia em que eu te reencontrei, me lembrei daquele lindo lugar que na minha infância era especial para mim, quero saber se comigo você quer vir dançar, se me der a mão eu te levarei por um caminho, cheio de sombras e de luz”

 

Era só ligar a TV 8 da manhã

Cada imagem, um som


Chegamos na parte mais mágica, onde as crianças podiam viajar para mundos totalmente diferentes do nosso. Nesses mundos, quase sempre as regras da física eram quebradas, bem plausível, afinal já basta o nosso para ser chato o suficiente. Neles, havia possibilidade de voar, ter super força, se tornar invisível, soltar raios, ser super veloz, era possível entrar em contato com criaturas jamais vistas, bem como viajar pelo espaço sideral. Não existiam regras para o tempo também, então visitas ao passado e ao futuro eram bem vindas. Sim, os desenhos eram a forma de ampliar ainda mais a imaginação. Você que está lendo esse texto, com certeza tem a lembrança de acordar cedinho pra começar a maratonar animações, sejam elas do Bom dia & Cia, da extinta TV Globinho ou da Cultura, todos tinham seus clássicos.

Detalhando tudo agora, vamos começar com os antigos, quando digo antigo, são antigos mesmo. O que que há velhinho? Sim, o Pernalonga juntamente com os Looney Tunes apesar de serem da década de 30 e 40, continuaram por muito tempo na TV, além deles temos Mickey e seus amigos, Popeye, Tom & Jerry, Pica-Pau, Zé Colmeia e vários outros. Todos acompanhavam as manhãs e até nossa hora do almoço, não abrindo mão das óperas e efeitos visuais fantásticos.

Deles partimos para os de época. Iniciando com thuuru thuru thuru thuru thuru thu... Temos a representação da criança interior, o super criativo, Doug Funnie, sua amada Patty Maionese, seu melhor amigo Skeeter, seu cachorrinho Costelinha e sua família super padrão. Seguindo o mesmo dilema, temos o Fantástico mundo de Bob, aquele desenho que tem um menino com uma cabeça gigante, mas com uma imaginação fértil. Não podemos esquecer dos Rugrats os anjinhos.  “Pera”, estão escutando? Ataques de aberturas: Ursinhos carinhosos, quatro, três, dois um. É legal toda ela é a tal tagarela, quer saber o nome dela, Pimentinha, Pimentinha... Eu vejo 1000 pintinhas, todas tão pretinhas, peguem eles...No meu sonho eu já vivi, um lindo conto infantil, tudo era magia...Nós aqui estamos pra brincar com você, tem muita diversão e coisas pra se fazer...Falcão biônico!...Thunder, Thunder, Thundercats Ho!... Pateta e Max, a dupla que é demais...Hakuna Matata é lindo dizer...Pra quem sonha alto não da pra voltar...Cérebro, o que você quer fazer essa noite?...Marsupilami vem correndo pela selva... Açúcar, tempero e tudo que há de bom...Interrompemos esse programa para levar até vocês o programa do Coragem o cão covarde, estrelando Coragem o cão covarde...Com um sorriso eu sou uma lição de talento e muito estilo... Super hero static shock...É Tiny, é toon…hi hi Puffy Amy Yumi... Estamos prontas pra qualquer missão enfrentar, e vamos encarar, mas toda vez que entramos no shopping queremos comprar...


Animeeeeees!!!!!!


Para finalizar, vamos aos desenhos japoneses. Sim, eu sei, não tinha diferença na infância, mas é legal deixar separado no nosso kokoro. Não podemos deixar de falar da história de Goku, de Cavaleiros e de monstros de duelo, eles marcaram e nos fizeram ter contato com a cultura oriental. Nesse momento eu preciso que você eleve... Isso, faça elevar, o cosmo do seu coração, todo mal, combater despertar o poder, sua constelação sempre irá te proteger, supera a dor e dá forças para lutar!... O céu resplandece ao meu redor (e ao meu redor), vou voar, e estrelas brilham entre as nuvens sem fim, só a verdade vai cruzar pelo céu azul (pelo céu azul) e a verdade vai crescer dentro de mim!...Vou te mostrar do que ela é capaz e você vai ver que é veloz demais, você vai pro chão, e então, levanta outra vez, é a Beyblade!... É hora do duelo!... O corre-corre da cidade grande, tanta gente passa, estou só!...Eu só quero e espero ter pra sempre você junto a mim, não me atrevo, tenho medo de dizer que te amo que te quero assim!...Quero mudar o mundo, cruzar os céus e nada temer, séculos passam num segundo, no brilho de um sorriso tem a força que me guia, é o paraíso!... Esse meu jeito de viver, ningúem nunca foi igual, a minha vida é fazer o bem vencer o mal... Se você parar para pensar poderá desistir, vá em frente, enfrente tudo o que vier e lute como puder, pois só você tem o poder de mudar o seu destino e fazer com que a luz do dia volte a brilhar.

É, bateu a nostalgia né? Minha pergunta é, cantou? Com essas aberturas voltamos da nossa viagem na espaçonave da imaginação, a mensagem que tenho é a seguinte. Independente da sua idade, não deixe de viajar por mundos diferentes do nosso, as vezes precisamos voltar a ser criança para que possamos recuperar aquela coragem sem limites e aquele tempo infindável, com eles temos a força necessária pra enfrentar qualquer que seja o problema. Esse foi o primeiro texto do Refúgio Antissocial, aqui é o lugar onde somos livres, assim como nos desenhos, para fazer o impossível. Obrigado pela leitura. Gostaria de terminar com outro clássico, que inclusive terá texto exclusivo por aqui. Cruj, cruj, cruj, tchaau!





Destaques.

Inauguração do Refúgio Antissocial - Infância

“Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores...